Induzir o Sono
- essência
- 11 de jan. de 2023
- 4 min de leitura
Benefícios da Massagem
O sono é um factor essencial e determinante do nosso bem-estar e da nossa saúde física e mental. Uma boa noite de sono pode melhorar o estado mental e ajudar a lidar com a ansiedade e o stress do dia-a-dia, já perturbações de sono podem resultar em várias situações clínicas, como maior probabilidade de hipertensão, infecções, diabetes e obesidade.

O sono tem uma função muito importante para o nosso organismo, pois é quando ocorrem os vários processos metabólicos que reforçam o sistema imunitário, essenciais para o nosso bom funcionamento, incluindo a consolidação da memória, manutenção do nosso equilíbrio geral, regulação da temperatura e descanso físico e mental, sentido-nos, assim, revigorados depois de uma boa noite de sono. Por outro lado, uma noite em "branco" ou mal dormida pode originar, no dia seguinte, problemas como coordenação motora alterada e a capacidade de raciocínio e memória debilitada.
Se as perturbações de sono se mantiverem, as dificuldades na capacidade de acumular conhecimento, planear e efectuar tarefas e alterações do humor serão maiores, comprometendo a atenção, a memória, o equilíbrio e a sobriedade, além de poderem gerar outras patologias ou aumentar e influenciar outros sintomas que podem estar mutuamente associados, como a depressão e falta de energia e motivação.
Enquanto dormimos, a hormona do crescimento é libertada, sendo essencial para um desenvolvimento normal das crianças. No entanto, esta hormona também é libertada durante o sono, em menores quantidades, na idade adulta, garantindo o vigor físico e evitando a flacidez muscular.
Também é durante o sono que o organismo liberta maior quantidade de leptina, a hormona que controla a sensação de saciedade. Se não dormirmos o suficiente, haverá um défice dessa hormona que poderá levar a estados de insaciedade e consequentemente à obesidade.
Uma noite bem dormida também evita que o organismo acumule altos teores de cortisol – a hormona do stress – podendo afetar negativamente a função imunológica, que, por sua vez, durante o descanso, o corpo liberta interleucinas – substâncias que agem na defesa do nosso organismo, na imunidade natural e na inflamação.
Assim, percebemos que dormir bem é essencial para uma vida saudável.
Cada ser humano tem um padrão próprio de sono, uns poderão ter necessidade de dormir mais cedo, outros mais tarde e a quantidade de horas e o despertar natural também é variável de pessoa para pessoa, sendo, por isso, importante respeitar as necessidades de sono de cada um.
Ao ritmo de sono/vigila de cada pessoa chama-se ritmo circadiano.
Muitos dos estudos que têm sido realizados nos últimos anos têm ajudado a descrever os benefícios da massagem, infantil e adulta, na promoção de um sono mais calmo e profundo, quer pelo alívio da dor, pois esta limita o funcionamento normal do organismo, aumenta a ansiedade e vai interferir com a capacidade de se dormir profundamente, quer pela sensação de bem-estar e relaxe, físico e mental, que a massagem proporciona ao aumentar os níveis de serotonina.
A Serotonina é uma neuro-hormona que, não só regula o humor e a sensação de bem-estar, como é responsável pela regulação do sono, do ritmo circadiano, da actividade sexual, do apetite, das funções neuroendócrinas, da temperatura corporal, da sensibilidade à dor, da actividade motora e das funções cognitivas.
Esta hormona é muito importante para o nosso bem-estar e equilíbrio pois influi sobre quase todas as funções cerebrais, inibindo ou estimulando o ácido gama-aminobutírico (GABA) – o principal neurotransmissor inibitório no cérebro que ajuda a controlar os impulsos nervosos relacionados com o stress. Produzida em quantidades inferiores ao necessário, pode originar ansiedade, irritabilidade, insónia e até depressão.
Baixos níveis de serotonina podem causar níveis elevados de substâncias P – que está relacionada com os níveis de dor. Perante uma situação de privação de sono profundo, os níveis de substância P aumentam, o que vai fazer com que se experiencie dor. Estudos mostraram que, depois de aplicada a massagem, os níveis de serotonina eram mais altos, os níveis de substância P eram mais baixos e os períodos em sono profundo maiores.
Uma massagem mais lenta, longa, profunda e ritmada, as condições do ambiente em que se está a receber a massagem, como a luminosidade e o som , também vão ajudar a reduzir os níveis de epinefrina (adrenalina), criando uma sensação de relaxamento e induzindo o sono, e é por isso, normal e comum que a pessoa adormeça durante a massagem.
Assim, através de um conjunto de alterações de elementos químicos do nosso organismo, que podem ser desencadeadas pela aplicação da massagem, e pelo ambiente envolvente à massagem, é possível promover o relaxamento e um sono mais profundo e mais calmo, o que vai beneficiar a nossa saúde em geral como um ciclo.
Cuide da sua essência!
Venha experimentar uma das nossas massagens!
________________________________________________________________________________________________________
REF. BIBLIOGRÁFICAS
Lesion Neurohormonal effects of massage therapy by Alex A. Kecsskes
Article in International Journal of Neuroscience Cortisol decreases and serotonin increases following massage therapy · November 2005 DOI: 10.1080/00207450590956459 · Source: PubMed
Holey, E. &, Cook, E. (1999). Therapeutic massage (3 rd ed.). London: W. B. Saunders.
Moyer, C., Rounds, J. & Hannum, J. (2004). A Meta-Analysis of massage therapy research. Psychological Bulletin, 130(1), 3-18.
Field, T., Diego, M., & Hernandez-Reif, M. (2007). Massage therapy research. Developmental Review, 27, 75-89.
Field, T., Diego, M., Hernandez-Reif, M., Deeds, O., & Figueiredo, B. (2006a). Moderate versus light pressure massage therapy leads to greater weight gain in preterm infants. Infant Behavior & Development, 29(4), 574-578.
Comments