Conhece os 6 Princípios do Método Pilates?
- essência
- 11 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Quem pratica pilates adquire uma maior consciencialização corporal, trabalha a respiração e o controlo motor, reforça a musculatura e a mobilidade articular, adotando assim uma melhor postura, ganhando resistência física e resiliência mental. Em simultâneo, sente serenidade e tranquilidade, alívio de dor e consequentemente redução de stress.

No entanto, para uma boa prática é necessário ter em conta seis princípios fundamentais do método que Joseph Pilates nos deixou:
6 Princípios do Método Pilates:
Concentração
Centro
Controlo
Respiração
Precisão
Fluidez
1 - Concentração
A nossa mente controla o corpo. Para uma correta execução de movimentos, temos de nos concentrar completamente. Todo o movimento deve ser realizado e aperfeiçoado fisicamente em concordância com o cérebro.
_______
2 - Centro
Consiste na ativação e fortalecimento de toda a musculatura do centro do nosso corpo, abrangendo o abdómen, parte inferior e superior das costas, quadris, nádegas e parte interna das coxas.
É a partir da correta ativação do centro, da nossa “Power House” ou “Box”, que os exercícios de Pilates devem ser realizados, por forma a obtermos controlo.
_______
3 - Controlo
“Contrologia” é o nome que, originalmente, Joseph Pilates deu ao seu método, enaltecendo a importância de controlar todas as partes do corpo em cada movimento, todo o tempo do movimento.
Em contrologia é necessário exercer controlo da mente sobre os movimentos do corpo, tratando a mente e o físico como um todo. Sem concentração e activação do centro, não conseguimos obter total controlo do movimento em cada momento.
_______
4 - Respiração
Em cada exercício devemos sentir cada fase do processo respiratório (inspiração, retenção do ar, expiração e a manutenção dos pulmões sem ar). A respiração deve ser realizada através do nariz, exalando através da boca para que se esvazie o máximo ar possível dos pulmões.
Uma exalação produnda facilita uma inalação completa, sendo que um ciclo respiratório profundo aumenta, exponencialmente, a efíciência do movimento.
_______
5 - Precisão
O foco está na técnica – fazer movimentos corretos, por forma a que o nível de esforço necessário seja o apropriado. A precisão do movimento ajuda a re-educar o nosso corpo, a fazer diversos ajustes posturais, permitindo um melhor alinhamento, recuperação e prevenção de lesões, influenciando também a nossa autoestima.
_______
6 - Fluidez
Ao dominarmos os 5 princípios anteriores, estamos prontos a praticar movimentos coordenados com graciosidade e facilidade. O movimento é sentido como se não existisse esforço, fluindo naturalmente. Trabalhamos com calma e exactidão, exercitamos com mais consciência e praticamos a autoconfiança. A fluidez permite vivenciar com plenitude cada exercício do Método.
Preparado para uma boa prática de Pilates?
✅ Desafie um amigo e venha experimentar!
Siga-nos nas redes sociais:
Comments